trabalho
A estratificação resultante dos vários andares de vegetação origina diversos microclimas, com diferentes graus de luminosidade, há muitas plantas epífitas, como b romélias e samambaias.
Nas florestas tropicais, a reciclagem da matéria orgânica é muito rápida; folhas que caem, plantas e animais que morrem são rapidamente decompostos e seus elementos químicos reciclados. Forma-se no solo uma camada fértil de cor escura – o húmus –, que resulta da decomposição da matéria orgânica.
A derrubada da floresta empobrece rapidamente o solo em nutrientes; sem a cobertura vegetal e a constante reciclagem de elementos químicos, os nutrientes minerais do solo são carregados pelas chuvas (lixiviação). Na Floresta Tropical há grande quantidade de ambientes, o que possibilita a existência de uma fauna rica e variada. Há muitos vertebrados nas árvores, como mamíferos (macacos e esquilos), répteis (serpentes e lagartos) e anfíbios (sapos e pererecas). No solo também vivem anfíbios, répteis, mamíferos (veados, antas, onças, gatos-do-mato); há também uma grande variedade de insetos (mosquito,besouros,formigas,etc).