Trabalho
HELLEN APARECIDA EVANGELISTA
AULA PRÁTICA 01:SOLUBILIDADE DE SÓLIDOS E LÍQUIDOS
EM SOLVENTES ORGÂNICOS
UBERABA-MG
2010
Introdução
Dois líquidos são totalmente miscíveis quando as moléculas de um se dispersam homogeneamente nas do outro.
A miscibilidade dos líquidos está relacionada com a sua estrutura química.
Quanto mais semelhante for a polaridade, tanto maior será a solubilidade pois as moléculas dos dois líquidos originariam campos eléctricos análogos.
Os líquidos orgânicos dissolvem-se em líquidos polares quando nas suas moléculas predominam grupos polares e nos apolares quando predominam grupos apolares.
Solubilidade de sólidos em líquidos
Soluções saturadas e não saturadas
Quando se põe em contacto um sólido com um líquido as moléculas do líquido ao chocarem com a rede cristalina do sólido arrancam fragmentos deste que se irão dispersar no líquido – o sólido dissolveu-se no líquido.
A solução está saturada quando se estabelece um equilíbrio entre as partículas arrancadas e as que se depositam.
Quando se depositam mais partículas dos que as que saem a solução diz-se sobresaturada. A solubilidade aumenta quando a temperatura sobe e diminui quando desce.
Colocando a solução a uma temperatura baixa, esta torna-se saturada ou sobresaturada porque a solubilidade diminuiu, depositando-se no fundo os cristais do sólido –
Esta propriedade pode ser utilizada para purificar ou separar sólidos. Empregando temperaturas diferentes podem-se cristalizar vários sólidos existentes numa solução –
Na ausência de agitação, a dissolução de um sólido solúvel faz-se lentamente começando pela parte do solvente mais próxima do sólido.
A agitação aumenta a rapidez da difusão. A difusão faz-se sempre do mais concentrado para o menos concentrado. A solubilidade das moléculas depende muito do tipo de ligações que as constitui.