Trabalho
Centro de Tecnologia
Probabilidade e estatística
Resumo
Marcia Emanuelly Peres de Carvalho
Teresina, 13 de novembro de 2013
Introdução Geral à Compreensão da Estatística
- Estatísticas indica qualquer coleção consistente de dados numéricos, reunidos com a finalidade de fornecer informações a cerca de uma atividade qualquer.
- Estatística indica a atividade humana especializada ou um corpo de técnicas, ou ainda uma metodologia desenvolvida para a coleta, a classificação, a apresentação, a análise e a interpretação de dados quantitativos e a utilização desses dados para a tomada de decisões.
- Fisher refere-se à Estatística como ramo da Matemática Aplicada dedicado à análise de dados de observação. Ela evidencia claramente dois aspectos importantes do método estatístico: o tratamento quantitativo a ser aplicado ao fenômeno e a observação, tomada em seu sentido mais amplo.
- Pode-se dizer q a Estatística compreende duas funções (ou campos) bem amplas. A primeira função é descritiva, e a segunda é indutiva.
- Estatística descritiva é um número que sozinho descreve uma característica de um conjunto de dados. Trata-se de um número resumo que possibilita reduzir os dados a proporções mais facilmente interpretáveis.
- Estatística indutiva implica em um raciocínio muito mais complexo do que o que preside a Estatística descritiva pois há um processo de generalização que está associado a uma margem de incerteza.
- População é o conjunto da totalidade dos indivíduos sobre o qual se faz uma inferência.
- A população congrega todas as observações que sejam relevantes para o estudo de uma ou mais características dos indivíduos.
- Amostra pode ser definida como um subconjunto, uma parte selecionada da totalidade de observações abrangidas pela população, através da qual se faz um juízo ou inferência sobre as características da população.
- A estatística dedica-se ao estudo dos fenômenos de