trabalho
O marketing de relacionamento em dois momentos: antes da década de 50 e após, até os dias de hoje.
Introdução
Traduzindo o termo “marketing”, teremos como resultado a palavra mercado.
Adotando o mesmo termo, à ciência do marketing, podemos entender, que atualmente, ser um profissional da área do mercado, não se resume só a análise do mesmo, mas sim, a diversos outros setores e àreas relacionadas diretamente as transações mercadológicas.
Com a elaboração deste desafio, iremos abordar de forma um pouco mais simples, a evolução do mercado e seus fatores interferentes, e abranger de uma forma mais complexa, a evolução das ferramentas e estratégias especifícas na área de relacionamento com o consumidor.
Marketing e suas fases Cada vez mais o marketing vem mostrando sua relevância nos dias de hoje. Antigamente a única preocupação era em colocar o produto no mercado, e pensava-se que assim o consumidor iria atrás. De uns tempos pra cá se criou a idéia e principalmente firmou-se a funcionalidade de uma campanha de marketing.
Junto à criação do produto então, deve ser criada uma estratégia para vendê-lo. Estudar quem será o público-alvo, como fazer a informação de um novo produto no mercado chegar ao cliente e certificar-se de que o consumidor terá interesse em adquiri-lo.
O marketing vem passando por diversas mudanças em decorrência do avanço tecnológico, da mudança na economia e das influencias socioculturais.
Podem-se observar três fases distintas do marketing: 1.0, 2.0 e o 3.0.
O Marketing 1.0 é baseado no produto, corresponde à era industrial, cujo objetivo era a padronização e ganho em escala. Uma frase que exemplifica perfeitamente essas características foi a que Ford disse em relação ao Ford modelo T: “O carro pode ser de qualquer cor, desde que seja preto”.
Já o marketing 2.0 aparece na atual era da informação que envolve principalmente as tecnologias da informação. A partir deste momento se tem uma maior complexidade