trabalho
CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS
ESTUDO DE MEIOS DE CULTURA
Disciplina de Microbiologia I
2010
Meio MacConkey
O Ágar MacConkey é um meio diferencial, pois contém substâncias, como a lactose, que permite estabelecer diferenças entre mricroorganismos muito parecidos, neste caso a diferenciação de enterobactérias, dentre elas as fermentadoras de lactose (Escherichia coli, Enterobacter e Klebsiella), que utilizam a lactose disponível no meio produzindo ácido como produto final e as que não fermentam a lactose (Salmonella, Espécies Proteus e Shigella), e utilizam a peptona o que forma amônia, elevando o pH do meio.
Também e classificado como um meio seletivo pois contém substâncias, como o cristal violeta que inibe o desenvolvimento de mricoorganismos Gram positivos especialmente enterococos e estafilococos, e os sais biliares para isolamento seletivo de Salmonella.
Sendo assim sua utilização é para isolar bacilos Gram negativos (enterobactérias e não fermentadores) e verificar a fermentação ou não da lactose.
Resultados:
As bactérias fermentadoras de lactose (Escherichia coli, Enterobacter e Klebsiella), utilizam a lactose disponível no meio e produzem ácido como produto final. Este ácido diminui o pH do do meio para valores inferiores a 6.8, resultando na observação de colónias rosa choque/vermelhas.
As bactérias que não fermentam a lactose (Salmonella, Espécies Proteus e Shigella) não conseguem utilizar a lactose, e utilizam a peptona. Isto forma amônia, que eleva o pH do ágar, levando à formação de colónias brancas/sem cor.
Composição do meio:
PEPTONA CASEÍNA
A peptona caseína é um tipo de pó pálido amarelo que é manufaturado pela digestão da tripsina da caseína, da concentração e do processo de secagem spry.
É amplamente utilizado como um componente básico na preparação de muitos tipos dos meios de cultura bacterianos.
PEPTONA DE CARNE
Pó amarelo claro, homogêneo,