trabalho
O debate sobre as mudanças climáticas vem tomando proporção nos últimos tempos e tem merecido cada vez mais destaque na mídia. O início do século XXI tem sido marcado por discussão crescente a respeito das mudanças climáticas, suas origens e suas implicações sobre o ambiente e sobre a humanidade. Embora a figura do refugiado ambiental ainda não seja reconhecida pela Organização das Nações Unidas, calcula-se que existam hoje 50 milhões de pessoas obrigadas a deixar suas casas por problemas decorrentes de desastres naturais ou mudanças climáticas. O efeito estufa, o aquecimento global, o constante aumento da poluição atmosférica e a maneira com que o meio ambiente tem se defendido dessas ações têm despertado na sociedade internacional a necessidade de se regulamentar a nova condição de vida das pessoas que têm sido vítimas das mudanças do clima: os chamados refugiados ambientais.
Refugiados Ambientais
O mundo esta vivenciando vários fenômenos naturais, que na verdade são respostas do meio ambiente frente à agressão causada pelo homem.
O aquecimento global induzido principalmente pelo alto padrão de consumo faz com que as indústrias produzam cada vez mais, assim a emissão de gases poluentes no planeta aumenta e traz consigo consequências desastrosas a humanidade.
A vida do ser humano na terra esta risco, visto que a qualidade de vida no planeta não é mais a mesma, a terra esta super aquecida, ao ponto de geleiras derreterem fazendo com que o nível do mar aumente.
A degradação ambiental é fonte de deslocamento de pessoas, causada quase que exclusivamente pela ação do homem. Ao explorar os recursos naturais, o homem destrói a integridade da terra. Por exemplo, o desmatamento na Floresta Amazônica, retira o ecossistema vital de proteção contra a erosão. Um exemplo disto é o alagamento e erosão em Bangladesh, que faz com que cerca de um milhão de pessoas a cada ano a abandone suas casas.
Pode-se dizer que o clima tem