trabalho
Foi um grande filósofo e foi apontado como destaque entre os ativistas marxistas, nasceu na França em 1879. Formou-se em filosofia em 1892 aos 23 anos.
Em 1908, aos 29 anos ,completou o curso de medicina. Como médico, lidou com crianças ditas ‘DEFICIENTES’ e com distúrbios de comportamento.
Em 1914 exerceu a medicina no Exército Francês, durante a primeira guerra Mundial.
Atuando como médico e psiquiatra desenvolve interesse pela Psicologia da criança, publicou sua tese de doutorado “A CRIANÇA TURBULENTA” em 1925.
Até 1931 atuou em instituições psiquiátricas.
Atuou na “RESISTÊNCIA FRANCESA” durante a segunda guerra mundial contra os Alemães. Viveu na clandestinidade após a segunda grande guerra, devido á perseguição da Gestapo filiou-se ao partido comunista em 1942.
Foi nomeado secretário de educação nacional em 1944 como um respeitável “Teórico da Educação” ,escreveu seu último livro : “Origens do Pensamento na Criança” em 1945.
Entre 1946 e 1947 atuou como Presidente da Comissão de Reforma Nacional, criou a revista “ENFANCE” em 1948.
Henry Wallon faleceu aos 83 anos, em 1962,na França, onde nasceu.
PRINCIPAIS CAMPOS FUNCIONAIS E DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO DA CRIANÇA
MOVIMENTO
Já existe desde a vida intra-uterina , no campo funcional é precursor da linguagem.
Movimentos instrumentais: andar, mastigar, pensar , objetivo imediato, pessoal. Movimentos expressivos: falar, gesticular, sorrir, função comunicativa, coletivas. Escolas deveriam adaptar salas de aula para maior movimentação dos alunos.
AFETIVIDADE
Primeira forma de interação com o meio ambiente, primeira motivação do movimento. Base para o desenvolvimento da inteligência.
Compreende a emoção (biológica) e os sentimentos (psicológico), ocupa lugar central na construção do ser e do conhecimento.
INTELIGÊNCIA
Diretamente relacionada ao raciocínio simbólico e a linguagem, não se dissocia da afetividade.
Desenvolvimento intelectual se insere