trabalho
Há vários tipos de fobias, preconceitos e discriminações. Uma dessas discriminações que está mais em destaque nestes últimos tempos é a homofobia.
Desde a antiguidade sempre houve homossexuais, mas por medo da repressão das pessoas daquela época, eles simplesmente não assumiam-se, embora fosse difícil para eles terem uma vida normal de heterossexuais, casando-se e tendo filhos. Atualmente, com a sociedade mais “aberta”, os homossexuais estão tendo oportunidades de se assumirem e de poderem viver sua própria personalidade porque no Brasil como em outros países já é permitido o casamento entre homossexuais, bissexuais e trangêneros, o que para muitos causa incômodos, pois são contra, são homofóbicos, possuem medo dos homossexuais e assim muitos os agridem como tantos casos que os meios de comunicações já anunciaram. De certa forma a homofobia é um medo que a pessoa tem de ser homossexual e que acaba discriminando outras pessoas.
Discriminação é crime e quem a pratica pode ser punido. No estado de São Paulo, a lei estadual n° 10.984/2001 estabelece multas e outras penas para a discriminação de homossexuais de bissexuais e de trangêneros. Esta lei proíbe em razão da orientação sexual, da violência e de intimidações. Também em São Paulo, há a parada do orgulho gay, onde movimenta gente do mundo inteiro para prestigiar e lutar por essa causa. Também acontecem protestos, campanhas para defender os homossexuais.
Enfim, muitas coisas estão sendo feitas para ajudar os homossexuais, mas uma coisa que importa muito, além da família aceitá-los, é que a sociedade os respeite, por que eles também são humanos e possuem todo o direito de viverem e serem felizes.