Trabalho
O objetivo deste trabalho é relacionar o tema aprendizagem nas organizações com a contribuição de Paulo Freire para o estudo pedagógico mundial.
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Para Freire, o objetivo maior da educação é conscientizar o aluno (Ferrari). Porem a vivencia de Paulo freire não se limita as salas de aula, Suas contribuições podem ser aplicadas a diferentes pessoas e organizações.
Olhando pelo lado da organização, hoje o funcionário vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas. Antes visto apenas como um executor, a presença dos hoje chamados colaboradores, está sendo cada vez mais disputados, principalmente aqueles que possuem qualificação. A presença destes determina a estrutura da empresa. Isso reflete em uma mudança significativa, pois há tempos atrás, pouca importância era dada ao bem estar ou desenvolvimento dos empregados.
Hoje o funcionário, além de executor de tarefas e metas, é visto também como uma peça fundamental na máquina organizacional, capaz de contribuir para o desenvolvimento da empresa disseminando seu conhecimento.
Talvez a melhor definição para a aprendizagem organizacional seja a de GUNS (1998): “A aquisição de conhecimentos, habilidades, valores, convicções e atitudes que acentuem a manutenção, o crescimento e o desenvolvimento da organização”. Com isso, podemos ver claramente qual o objetivo que as organizações devem seguir hoje para o seu desenvolvimento, que é apoiar e permitir o afloramento de seus colaboradores. Isso levará ao desenvolvimento pessoal deles e assim da organização. É preciso ver pela ótica de que o empregado não deve simplesmente desenvolver funções e sim serem educados a desempenhar com satisfação