trabalho
O Futebol de 5 é uma adaptação do futebol para atletas deficientes visuais. São três classes de jogadores no futebol de 5: B1 para atletas totalmente ou quase cegos. B2 e B3 são para atletas parcialmente cegos.
Há relatos de cegos jogando futebol com latas ou com bolas envolvidas com plástico nos anos 50. No Brasil, o primeiro campeonato com deficientes visuais teria sido na cidade de Natal, em 1978, nas Olimpíadas das APAES. Já a primeira Copa Brasil foi no ano de 1984, em São Paulo.
No entanto, o Comitê Paraolímpico Internacional (IPC), reconhece como o primeiro campeonato entre clubes, o acontecido na Espanha em 1986.
No continente americano, o primeiro campeonato foi a Copa América Assunção, em 1997, organizada pela IBSA. O Brasil sagrou-se campeão nesta competição, que contava ainda com Argentina, Colômbia e Paraguai.
Em território brasileiro, o primeiro campeonato mundial foi em 1998, na cidade de Paulínia no estado de São Paulo. O Brasil novamente ganhou o titulo vencendo os argentinos na final.
No ano de 2004, em Atenas, o Brasil participou dos Jogos Paraolímpicos, sendo mais uma vez campeão em cima da Argentina, nos pênaltis.
A seleção canarinho possui ainda mais dois títulos na modalidade, em 2008 (Pequim) e 2012 (Londres).
O primeiro jogador a marcar um gol em jogos paraolímpicos foi o brasileiro Nilson Silva, falecido em 2012.
Como é jogado o Futebol de 5
É uma modalidade exclusiva para cegos. Geralmente é disputada em quadra de futsal adaptada com uma banda lateral, para impedir que a bola saia.
Cada equipe possui cinco jogadores, sendo um goleiro com visão normal, e quatro na linha vendados para ficarem em condições iguais.
Há um chamador, ou guia, localizado atrás do gol adversário para orientar o ataque do seu time, indicando a direção do gol e posição da defesa adversária.
A quadra é dividida em três partes, por uma fita. Estas três partes constituem o terço da defesa, onde o goleiro é o responsável pela