Trabalho
O desastre Kyshtym foi um incidente de contaminação radioativa que ocorreu em 29 de Setembro 1957 em Mayak, uma usina de reprocessamento de combustível nuclear na Rússia (então parte da União Soviética ). É medido como um desastre Nível 6 na Escala de Evento Internacional Nuclear , tornando-o terceiro mais grave acidente nuclear já registrado, depois do desastre de Chernobyl , e Fukushima Daiichi, tanto a nível 7 na escala INES. O evento ocorreu na cidade de Ozyorsk , uma cidade fechada construída em torno da usina Mayak. Desde Ozyorsk / Mayak (também conhecido como Chelyabinsk-40 e Chelyabinsk-65) não foi marcado em mapas, o desastre foi nomeado após Kyshtym , a cidade mais próxima conhecida.
* Antecedentes
Após a Segunda Guerra Mundial , a União Soviética não acompanhou os Estados Unidos no desenvolvimento de armas nucleares , por isso começou uma pesquisa rápida e um programa de desenvolvimento para produzir uma quantidade suficiente de armas de grau de urânio eplutônio . A usina de Mayak foi construído com muita pressa, entre 1945 e 1948. Lacunas no conhecimento físicos soviéticos "sobre física nuclear no momento em que tornou difícil para julgar a segurança de muitas decisões. Além disso, as preocupações ambientais não eram levadas a sério durante o estágio inicial de desenvolvimento. Todos os seis reatores estavam em Lake Kyzyltash e utilizado um sistema de resfriamento aberto ciclo, descarga de água irradiadas diretamente de volta para dentro do lago. Inicialmente Mayak foi dumping de alto nível de resíduos radioactivos em um rio próximo, que estava levando os resíduos para o rio Ob , fluir ainda mais para baixo para o Oceano Ártico . Mais tarde, Lago Karachay foi utilizada para armazenamento ao ar livre.
A instalação de armazenamento de resíduos nucleares líquido foi adicionado em torno de 1953. Consistia em tanques de aço montado em uma base de concreto, 8,2 metros de profundidade. Por causa do alto nível de