trabalho
1) Para cada uma das situações, de medida direta e indireta, encontrar a distância focal (f) do espelho côncavo utilizado.
Através dos dados e da Equação de Gauss, calcula-se facilmente a distância focal, como se vê na tabela acima.
2)Obtenha a ampliação (m) das duas maneiras e compare os resultados.
Através dos dados e da equação de aumento, calcula-se a ampliação de duas maneiras, como se vê na tabela acima, os fatos corroboram.
3) O que acontece com a imagem quando o objeto aproxima-se do espelho, desde o infinito até o vértice?
Analisando separadamente: Primeiramente, é real até que o < f, sendo, a partir daí, virtual. Primeiramente, é direita, mas logo se caminhando para o vértice, ela é invertida. Cresce do infinito até o foco, mas, a partir do foco, decresce.
4) Qual dos métodos utilizados é mais preciso?
Através da medida direta, pois a distância medida já é a distância focal, logo, basta apenas procurar a imagem mais nítida.
5) Utilizando a Equação de Gauss e a de ampliação, mostre que um espelho plano sempre fornece, de um objeto real, uma imagem virtual, direita e de mesmo tamanho.
Primeiramente, se o espelho é plano, podemos consideram o foco no infinito, logo a distânica focal é muito grande, ou seja, 1/f é praticamente zero, assim, através da Equação de Gauss, tem-se:
1/f = (1/o) + (1/i), ou seja, i = -o.
Assim, vemos que a imagem é real, pois forma-se além do espelho. Agora, com a equação do aumento (m = -i/o), vê-se que m = 1, ou seja, é do mesmo tamanho é direita, como é pedido.
6) Mostre que:
a) Toda imagem real é invertida.
b)Toda imagem virtual é direita.
a) Como a imagem é real, isto é, i > 0, logo, na ampliação, m = -i/o, temos que m < 0, ou seja, é invertida.
b) Como a imagem é virtual, isto é i < 0, logo, na ampliação, m = -i/o, temos m > 0, ou seja, é direita.