Trabalho
MÁRCIA DIAs da costa da silva
atividade interdisciplinar
Rio Branco-AC
2011
MáRCIA DIAs da costa da silva
atividade interdisciplinar
Trabalho apresentado aos Professores: Adarly Rosana Goes, Sergio de Goes Barbosa, Lisnea Rampazzo, Márcia Bastos do Curso de serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para 2º Período.
Tutora de Sala: Rosângela Nascimento
Tutor eletrônico: Valéria da Silva Bezerra Oliveira
Turma: c
Unidade: Rio Branco
Rio Branco-AC
2011
INTRODUÇÃO:
Analisaremos nesse contexto a importância do serviço social no Brasil , as oposições e pensamentos referente ao assunto.
O serviço social é uma profissão de curso superior, tem objetivo de intervenção à questão social. É uma profissão de caráter sócio, político, critico e interventivo, que se utiliza das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas questões sociais, no conjunto e a apropriação privada dos mercados de trabalho.
A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL:
Primeiramente entendemos que a criação do serviço social teve como objetivo o cumprimento de determinadas funções em meio a uma sociedade capitalista, para intervir como meio de ligação entre o poder legislativo e a população receptora, sempre em meios a conflitos de pensamentos. Surgindo para uma classe trabalhadora como meio auxiliar na prestação de serviço.
Com o crescimento da urbanização e conseqüentemente o poder industrial, tornou-se mais presente a participação das classes sociais intensificando a luta pela defesa de interesses, principalmente da burguesia contra a classe operaria que crescia de forma lenta mais solida.
Surgindo assim as leis que valorizavam o operário, porem, dentro deste processo de regulamentação do mercado de trabalho, surgiu a Igreja Católica com a idéia de corporativismo, todo mundo trabalhando em comum acordo, em meados da década de 30. Em um contexto de revolta política,