trabalho
SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO AMBIENTAL
juscelino macedo de carvalho
DESCARTE DE MEDICAMENTOS:
UM ESTUDO DE CASO NO MUNICIPIO DE SANTARÉM/PA
Santarém
2013
juscelino macedo de carvalho
descarte de medicamentos um estudo de caso no municipio de santarém/pa
Trabalho apresentado ao Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as s Introdução à Gestão Ambiental; Ecologia Aplicada e Gestão da Biodiversidade; Ética, Política e Sociedade; e Metodologia Científica.
Prof. Andréia; Cristina Kenia; Luciana Pires; Rosimeire e Sérgio.
Santarém
2013
SUMÁRIO
ANEXO
INTRODUÇÃO
A destinação final dos resíduos de origem farmacêutica e um tema relevante para a saúde pública, decorrente das diferentes propriedades farmacológicas dos medicamentos que, inevitavelmente, se tornarão resíduos. Sendo o descarte indevido de medicamentos uma importante causa da contaminação do meio ambiente, e importante discutir sobre o gerenciamento de medicamentos em desuso e apontar propostas para minimizar o problema. A contaminação do meio ambiente por medicamentos preocupa as autoridades, que tem identificado a presença de fármacos, tanto nas aguas, como no solo. Essa contaminação resulta do descarte indevido, da excreção de metabolitos, que não são eliminados no processo de tratamento de esgotos, e também do uso veterinário.
O objetivo geral deste trabalho foi o de conhecer o destino final de medicamentos vencidos e descartados pela população no município de Santarém/PA e causas quanto ao desequilíbrio ecológico, com significativas alterações ambientais.
Para compreensão e aprofundamento metodológico desta pesquisa quanto ao destino destes fármacos foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico