Trabalho
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9 SANDRONI, Paulo. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Saraiva, 2001. 9
1 INTRODUÇÃO Parte inicial onde se deve expor a finalidade e os objetivos da atividade e outros elementos que situam o leitor no texto.
2. DESENVOLVIMENTO
2. 1. INFLAÇÃO (Em economia, o termo inflação, representa o aumento dos preços de produtos. A inflação é muito ruim para a economia de um país. Num processo inflacionário o poder de compra da moeda local cai. Podemos verificar a influencia desta sobre a economia através da mídia. Por exemplo, em reportagem do G1 é visto que entre os grupos de gastos pesquisados pelo IBGE, em 2012, o de despesas pessoais registrou a maior variação, 10,17%, após fechar em 8,61% no ano anterior. O destaque ficou com o aumento dos serviços dos empregados domésticos, de 12,73%, que exerceram a maior contribuição individual para o avanço do IPCA (0,45 ponto percentual).Também tiveram forte alta os preços de cigarro (25,48%), excursão (15,25%), manicure (11,73%), hotel (9,39%), costureira (7,42%) e cabeleireiro (6,80%).
O grupo de alimentação e bebidas, que tem o maior peso na composição do IPCA e por meio do qual as famílias mais percebem o peso da inflação, subiu 9,86%, - acima da taxa de 7,18% registrada em 2011. Assim sendo, os preços orientam as decisões dos produtores e consumidores no mercado. Preços baixos estimulam o consumo, mas desestimulam a produção, enquanto os preços altos tendem a reduzir o consumo e estimular a produção. O preço funciona como ponto de equilibro do mercado.
2.1.1. TAXA DE JUROS (Taxa de juros é o chamado custo do dinheiro, ou seja, representa o percentual de ganho realizado na aplicação do capital em algum empreendimento. É o instrumento utilizado