trabalho
Apenas algumas informações sobre as citações de acordo com as normas da ABNT.
Lembrem-se de que de tempos em tempos as normas sofrem mudanças, portanto estejam atentos a elas e procurem se atualizar.
NORMAS DA ABNT
Citação Direta ou literal
● Conceito: É a reprodução literal de textos de outros autores. A transcrição do texto deve corresponder exatamente ao original. Os erros do texto de origem, inclusive, devem ser transcritos. Não pode haver correção, portanto, de erros cometidos pelo autor do texto original ou pela editora, quando da edição.
a) Citação curta (até 3 linhas): A citação de até três linhas deve ser inserida no texto entre aspas.
Exemplo:
A otimização da produção exige que o trabalhador também seja otimizado. Assim, tem-se a figura do empregado institucional que se caracteriza pela “identificação com a empresa, como se fosse uma coisa dela.” (VIANA, 1999, p.887).
b) Citação de mais de três linhas ou longa: Constitui parágrafo independente, recuado a 4 cm da margem esquerda, com tamanho da letra menor que o utilizado no texto. Não há uso de aspas e deve haver espaçamento 1,0 cm (simples) entrelinhas.
Observação: entre o texto e a citação direta deve haver espaço de 1,5 cm.
Exemplo:
A contraposição entre as correntes do pensamento ocidental no que tange ao absolutismo e ao relativismo na Filosofia e na prática política continua ininterruptamente na modernidade:
Nos tempos modernos, Spinoza combinou seu panteísmo antimetafísico comuna franca preferência por princípios democráticos no âmbito da política e da moral; o metafísico Leibniz, porém, defendeu a monarquia. Os fundadores ingleses do empirismo antimetafísico foram ferrenhos oponentes do absolutismo político. (KELSEN, 2000, p.354).
c) Omissões ou supressões: indicadas por reticências, as omissões ou supressões podem