trabalho
A pesquisa mercadológica é a ferramenta de orientação que faz com que a empresa tome suas decisões diante ao mercado o qual ira atuar. Ajuda a detectar novas técnicas de aprimorar o desejo, ou a necessidade do cliente. Tal pesquisa possibilita ao empreendedor a avaliação de seus potenciais fornecedores.
“A pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas.” - Segundo o IBOPE.
A pesquisa de mercado marca o ponto de partida para a compreensão da situação do cenário mercadológico onde a pesquisa está sendo realizada. De acordo com Gagliardi (2008, p. 179), sem informação você não pode conquistar um segmento de mercado, logo não pode fazer sua empresa crescer e conseqüentemente não será bem-sucedido. Sem as pesquisas de mercado, direcionar uma campanha é estar jogando com a sorte.
Pesquisas possuem diversas finalidades, como por exemplo: direcionar a utilização de recursos com sabedoria para conquistar clientes, atacar novos segmentos sem arriscar-se a perder mercado, aferir o grau de satisfação de clientes, entre vários outros objetivos.
Gagliardi (2008, p. 181), ainda afirma que com cinco tipos de pesquisa você aprenderá a respeito de qualquer mercado e o modo como funciona. São elas: pesquisa sobre mercado-alvo, concorrentes, canais de distribuição, produtos e as últimas transações. Essa informação é o recurso mais valioso que uma empresa pode ter.
Para Fuchs (2008, p. 143), a função de uma pesquisa não é informar a respeito da realidade do mercado e dos públicos com os quais ela interage. A finalidade da informação, na realidade atual das empresas, é mudar esse fato. Para que isso aconteça, é necessário que a informação seja transformada em ação.
A