trabalho
Animalização:
Ex.: (...) cada verso que vinha de sua boca de mulata era um arrulhar choroso de pomba no cio (...). (...) estorceu-se toda, rangendo os dentes, grunhindo, debaixo daquele seu inimigo odiado (...).
Determinismo:
Ex.: "pigarreava-se grosso por toda a parte." (...) antes que alguém conseguisse alcança-la, já de um só golpe certeiro e fundo rasgara o ventre de lado a lado.”
Evolucionismo:
Ex.: “Durante dois anos o cortiço prosperou de dia para dia, ganhando forças, socando-se de gente. E ao lado o Miranda assustava-se, inquieto com aquela exuberância brutal de vida, aterrado defronte daquela floresta implacável que lhe crescia junto da casa, por debaixo das janelas, e cujas raízes, piores e mais grossas do que serpentes, minavam por toda a parte, ameaçando rebentar o chão em torno dela, rachando o solo e abalando tudo.”
“Travou-se então uma luta renhida e surda entre o português negociante de fazendas por atacado e o português negociante de secos e molhados...”
Cientificismo:
Ex.: “... A escrava passara naturalmente em herança a qualquer dos filhos do morto; mas, por estes, nada havia que recear: dois pândegos de marca maior que, empolgada e legítima, cuidariam de tudo, menos de atirar-se na pista de uma crioula a quem não viam...”
”... mudar-se-ia ele para lá com a família, pois que a mulher, Dona Estela, senhora pretensiosa já não podia suportar a residência no centro da cidade, como também sua menina, a Zulmirinha, crescia muito pálida e precisava de largueza para enrijar e tomar corpo.”
Detalhismo:
Ex.: “E seu tipo baixote, socado, de cabelos à escovinha, a barba sempre por fazer (...) Era um pobre diabo caminhando para os setenta anos,antipático, muito macilento.”
[...] as pedra do chão esbranquiçadas no lugar da lavagem e em alguns pontos azuladas pelo anil, mostravam uma palidez grisalha [...].
Crítica ao capitalismo selvagem:
Ex.: “(...) possuindo-se de tal delírio de