Trabalho
As raízes da apartheid social no Brasil remontam aos primeiro anos da formação do povo brasileiro. Esse preconceito tem vários fatores: o econômico, o social, o cultural, o religioso, etc. Porém, o que está mais presente nos últimos tempos é o social; por ser mais disfarçado, é mais cruel e desumano. Palavras-chaves: apartação. discriminação. invisibilidade social. ABSTRACT: The roots of social apartheid in Brazil go back to the first years of the Brazilian people training. This bias has several factors: the economic, social, cultural, religious, etc. However, what is more present in recent times is the social; be disguised, is more cruel and inhumane. Keywords: contributions. social discrimination, invisibility.
Segundo a enciclopédia,o conceito de invisibilidade social "tem sido aplicado, em geral, quando se refere a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença, seja pelo preconceito, o que nos leva a compreender que tal fenômeno atinge tão somente aqueles que estão à margem da sociedade".
Existem diversos fatores que contribuem para que a invisibilidade social ocorra: histórico, cultural, social, religioso, econômico, estético etc. É o que acontece, por exemplo, quando um mendigo é ignorado de tal forma que passa a ser apenas mais um objeto na paisagem urbana
A invisibilidade histórico-cultural no Brasil tem as suas raízes no contexto da expansão européia ultramarina.A conquista da América obedeceu ao projeto de expansão econômica e religiosa. A Europa, por não possuir riquezas naturais suficientes para sua expansão econômica, foi necessário sair à procura de novas terras onde fosse possível alcançar seu objetivo: explorar as riquezas do Novo Mundo.
A teoria econômica da época ensinava que o acúmulo de metais preciosos era sinônimo de prosperidade econômica. Eno campo religioso, a Igreja Católica necessitava recuperar novos membros arrebanhados pela recente Reforma Protestante.
Os portugueses quando da chegada ao continente