Trabalho
2.Atividade física num individuo 2.1.No cotidiano 2.2.Problemas de saúde 2.3.Alimentação
3.Atividade física num grupo 3.1.Interação entre as pessoas 3.2.Idosos x Crianças
Conceito
Atividade Física é definida como qualquer movimento corporal produzido pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético maior do que os níveis de repouso.
Saúde é definida como uma condição humana com dimensões física, social e psicológica. A saúde positiva estaria associada à capacidade de apreciar a vida e resistir aos desafios do cotidiano e a saúde negativa associaria-se ao sedentarismo e até a morte.
Aptidão física é um estado que permita a cada um realizar as tarefas do cotidiano, ocupar ativamente as horas de lazer, enfrentar emergências imprevistas sem fadiga excessiva, sentir uma alegria de viver e evitar o aparecimento das disfunções hipocinéticas.
Para se alcançar a saúde positiva e aptidão física, é necessária esforço do indivíduo de manter uma vida com atividade física constante.
Atividade Física e Saúde Individual
Como dito anteriormente, para se alcançar um bom nível de saúde, precisa-se da prática de atividades físicas. Elas ajudam não só na prevenção de doenças, mas colaboram no cotidiano da pessoa.
No Cotidiano
Auto estima, podendo ajudar em sua auto confiança.
Capacidade Mental. A pessoa apresenta reflexos mais rápidos, maior nível de concentração e memória mais apurada.
Stress e ansiedade, a atividade física libera os hormônios acumulados durante os momentos de stress. Também funciona como uma espécie de tranquilizante natural, ou seja, depois do exercício a pessoa experimenta uma sensação de serenidade.
Ajuda também no sono, quem se exercita tem mais facilidade em adormecer, ter uma boa noite de sono e acordar bem disposto.
Depressão. Pessoas com depressão que praticam exercícios podem experimentar uma variação positiva do humor já após a terceira semana de atividade.