Trabalho
/: tudo e todos os dados do sistema estão armazenados no diretório único denominado “Diretório Raiz” ou simplesmente /. Nele encontramos as unidades de disco, os programas e tudo que compõe o sistema.
/home: diretório utilizado para armazenar dados dos usuários, onde fica as pastas e os dados.
/bin: responsável por armazenar os executáveis de alguns comandos básicos do sistema, como o su, tar, cat, pwd, etc. Geralmente soma de 5 a 7 MB, pouca coisa.
/usr: nele ficam armazenados os programas e é considerado o maior diretório, ou seja, o que contém mais arquivos em qualquer distribuição Linux. No diretório /usr/bin ficam armazenados cerca de 2000 programas e atalhos para programas.
/usr/lib: são guardadas as bibliotecas utilizadas pelos programas. Lembra um pouco as .dll no Windows.
/boot: armazena o Kernel e alguns arquivos usados pelo sistema de inicialização, ou seja, o gerenciador de boot do sistema. Arquivos que são carregados na fase inicial do boot. Estes arquivos ocupam cerca de 5 MB.
/dev: contém arquivos referentes aos ponteiros de cada dispositivo de Hardware, ou seja, os discos e os demais dispositivos que compõe o computador. Serve para facilitar os acesso dos programas a recursos de Hardware e também aos programadores e desenvolvedores de aplicações.
/etc: concentra arquivos de configuração do sistema, substituindo de certa forma o registro do Windows. Os scripts do diretório /etc são desenvolvidos justamente para facilitar a edição manual.
Os arquivos recebem o nome dos programas seguidos geralmente da extensão .conf.
/mnt: recebe o nome justamente por servir de ponto de montagem para CD-ROM e unidades de disco.
/media: onde são montadas as unidades “plug & play”, como pen drive e cartões de memória.
Alguns comandos Linux man - Formata e exibe uma página man (man page) O comando man é usado para mostrar o manual de outros comandos. Tente “man man” para ver a página do manual do próprio man. Veja a seção