trabalho
Ética? Estudo científico do comportamento humano (Moral)
ÉTICA: Normas individuais . Objeto de estudo -> Moral
MORAL: Normas sociais (conjunto de regras e princípios de decência que orientam a conduta dos indivíduos de um grupo)
1) Poesia gnômica dos séculos VII e VI a.C. Preceitos de conduta caracterizavam-se por expressarem-se através de máximas morais.
Como características, os 7 sábios da Grécia (Tales de Mileto, Periandro de Corinto, Pítaco de Mitilene, Bias de Priene, Cleóbulo de Lindos, Sólon de Atenas e Quílon de Esparta) eram muito sintéticos em suas afirmações. De Sólon, temos: "Se sabes, cala"; de Bias: "Odeia o falar ligeiro"; de Cleobulo: "Ser ávido de escutar e não de falar" e de Quilon de Esparta: "Que a tua língua não corra à frente do teu pensamento". De Bias de Priene temos a seguinte máxima, profunda e atual: "A maioria dos homens é perversa". Numa rápida averiguação histórica, até o momento, sempre que o homem se fez maioria, a perversidade foi duramente percebida.
2) Desde tais pronunciamentos não-científicos até à filosofia da moral, foi um longo percurso. Na sabedoria prática de Tales, um dos Sete, não conseguimos discernir nenhuma teoria da moralidade.
3) Pitágoras (Filósofos pré-socráticos. Dogmático, ou mesmo profético, em vez de filosófico): 571 a.C. e 570 a.C "Purifica o teu coração antes de permitires que o amor entre nele, pois até o mel mais doce azeda num recipiente sujo" (Pitagoras) Esvazia seu copo antes de adquirir meus ensinamentos?
"Deus é uno. Ele não está jamais, como pensam alguns, fora do mundo, mas sim totalmente no mundo inteiro. Deus está no Universo e o Universo está em Deus. O Mundo e Deus não são mais que uma unidade".
(Pitagoras) Fisica Quântica ?
"Suporta com paciência e sem murmúrio a tua parte, seja qual for".
(Pitagoras) RESILIÊNCIA ?
"Se o que tens a dizer não é mais belo que o silêncio, então cala-te".
(Pitagoras) RUÍDOS NA COMUNICAÇÃO