trabalho
Débora de Almeida Morais²
Jéssica de Morais Costa²
Kallen Yasmine Silva Amaral²
Kamyla Mirella de Araújo Costa²
Lissa Chrisnara Silva do Nascimento²
Rosane Milene Torres de Queiroz²
Tatyanny Freitas Gomes²
RESUMO: Para construir a sua metodologia atual o Serviço Social fundamentou-se em três métodos anteriores: o Estudo de Caso, que consistia na verificação da origem da problemática de determinado indivíduo e as características de sua personalidade, para que, a partir disso o assistente social pudesse elaborar uma intervenção adequeada; o Estudo de Grupo, que trata-se da tentiva, realizada por assistentes sociais, de solucionar conflitos internos dos grupos para que assim pudesse harmonizar à comunidade em que estava inserido; E, por fim, o Desenvolvimento de Comunidade, que é um processo com a finalidade de interligar, adaptar e ajustar os grupos e que, teria como consequência a organização da comunidade, promovendo a melhoria das condições econômicas, sociais e culturais desta. Com base nessa análise histórica, o Serviço Social hoje vem se firmar com uma profissão que trabalha com a realidade social, a partir das políticas públicas que servirão como forma de intervenção sobre as expressões da Questão Social, através da qualificação e especialização do profissional, para que dessa forma se garanta os direitos sociais e a efetivação da cidadania e democracia.
Palavras-chave: Serviço Social. Assistente Social. Caso. Grupo. Comunidade.
1 INTRODUÇÃO
O Serviço Social brasileiro tinha como correntes filosóficas a sociologia, de base positivista e funcionalista/sistémica, e a psicanálise norteamericana.
Levando em consideração a construção de uma abordagem diferenciada a cerca de sujeitos de forma individual ou coletiva. A profissão, que preza pela neutralidade, irá ser constituída, em sua gênese, pelo