trabalho
CURSO DE FISIOTERAPIA 1º PERIODO
DISCIPLINA: EMBRIOLOGIA E HISTOLOGIA
DISCENTE: Larissa Cristina Gomes Corrêa
DOCENTE: Prof. Jesus
Histologia do Rim (SISTEMA DELGADO)
A principal parte da digestão ocorre no intestino delgado, que se estende do piloro até a junção iliocólica (ileocecal), que se reúne com o intestino grosso. O intestino delgado é um órgão indispensável. O intestino delgado, que consiste em duodeno, jejuno e íleo, estende-se do piloro até a junção ileocecal onde o íleo une-se ao ceco, a primeira parte do intestino grosso.
A parede do intestino delgado apresenta a organização geral do tubo digestivo, isto é, possui uma mucosa, uma submucosa, uma muscular e uma serosa. As diferenças histológicas entre o duodeno, o jejuno e o íleo verificam-se sobretudo a nível da mucosa e da submucosa. O intestino delgado, dado as suas funções de absorção está dotado de um sistema de pregas de que resulta uma amplificação da superfície, tendo em vista aumentar o contato com os alimentos digeridos. O sistema de amplificação referido encontra-se estruturado a diferentes níveis:
Válvulas coniventes, que são elevações permanentes e regulares de mucosa e submucosa, de 8 a 10 mm, dirigidas para o lúmen intestinal, em número de cerca de 800, presentes já no duodeno, mas atingindo maior densidade no jejuno, desaparecendo na parte final do íleo;
Vilosidades intestinais, que são evaginações digitiformes da mucosa, com 0.5 a 1.5 mm de altura, dispostas lado a lado e regularmente ao longo de toda a superfície interna do intestino delgado com uma densidade de 15 a 40 por mm2, conferindo ao interior do intestino delgado um aspecto aveludado;
Microvilosidades, que são especializações da membrana celular sob a forma de projeções regulares no pólo apical das células de revestimento epitelial, em número de cerca de 3000 por célula.
Aumento