Trabalho
INTRODUÇÃO
Mendel em seus experimentos também cruzou plantas que diferiam em relação a dois pares de alelos. Neste cruzamento, que objetivava esclarecer a relação de diferentes pares de alelos, ele cruzou plantas que possuiam sementes amarelas e lisas com plantas que possuíam sementes verdes e rugosas. A progênie F1 resultante entre o cruzamento dos progenitores homozigota é formada por híbridos(heterozigotos) para dois pares de genes. A progênie F1 (GgWw) é formada por diíbridos e, por extensão, o cruzamento GGWW x ggww é um cruzamento diíbrido. Sabia-se, graças à experiências anteriores, que os alelos que determinavam sementes amarelas e lisas eram dominantes e sobre seus respectivos alelos, que produziam sementes amarelas e lisas eram dominantes sobre seus respectivos alelos, que produziam sementes verdes e rugosas. Assim, considerando dois deles tinham-se as informações:
Caráter cor dos cotilédones
Já tinha sido observado que o padrão amarelo (V_) apresentava dominância sobre o padrão verde (vv)
Caráter aspecto da casca da semente
Neste caso, já se observa que o padrão de casca lisa (R_) era dominante dobre o tipo casca rugosa ( rr)
EXPERIMENTO
Todas as sementes F1 resultantes do cruzamento eram amarelas e lisas, como esperado. Quando se permitiu que houvesse autofertilização dos híbridos da F1, quatro fenótipos na F2 foram observados seguindo um padrão definido.P (Amarelo lisa) = 315/556 = 9/16; P (Amarelo rugosa) = 101/556 = 3/16; P (Verde lisa) = 108/556 =3/16; P(verde rugosa) = 325/556= 1/16
RESULTADOS
Analise Dos Resultados:
Através dos dados obtidos pode-se fazer a análise individual de cada caráter e, posteriormente, a análise conjunta. Assim, observa-se:
Para o caráter cor dos cotilédones
Foram observadas as relações:
P (amarelo) = (315 + 101)/556 =3/4
P (verde) = (108+32)/556 = 1/4
Para o caráter aspecto da casca da semente
Foram observadas as relações:
P (lisa) = (315 +