Admm
Com a chegada da Revolução Industrial o que se pode notar foi que a economia, não era mais uma base artesanal e manufatureira e passou a se firmar na produção industrial e mecanizada.
A Revolução Industrial lançou a base de um novo tempo no mundo das organizações empresariais. Além do desenvolvimento de máquinas, preconizou a divisão do trabalho, ampliou a rede transportes, estreitou as comunicações e principalmente empregou um massivo exército industrial de mão-de-obra. Acredita-se que a Primeira Revolução Industrial (1780/1840) a Segunda Revolução Industrial (1840/1895), ambas originadas na Grã-Bretanha, único país a cumprir uma série de condições básicas para ser o terreno fértil pioneiro para a eclosão da revolução industrial. Henri Fayol foi um dos primeiros estudiosos a analisar a natureza da atividade empresarial, formulou teoria completa de gestão e a definir as principais atividades do gestor dentro das organizações: planejar, organizar, comandar, coordenar e controlar.
Foi, juntamente com Frederick Taylor, um dos grandes precursores da Teoria Clássica da Administração, a qual enfatiza a estrutura das organizações. Fez a ligação entre a estratégia e a teoria empresarial e destacou a necessidade de aprofundar a gestão e de cultivar qualidades de liderança. Fayol defendia que os mesmos princípios podiam ser aplicados em empresas de diferentes dimensões e de todo o tipo - industriais, comerciais, governamentais, políticas ou mesmo religiosas. Definiu a empresa como uma organização que começa por uma plano estratégico ou uma definição de objectivos, evolui para uma estrutura para colocar o plano em prática, actua de forma controlada entre o líder e a força de trabalho, harmoniza o trabalho dos departamentos através da coordenação sujeita a avaliações e controle sobre a sua eficácia. O melhor desempenho da força de trabalho dependerá das qualidades do líder, do seu conhecimento do negócio e dos empregados e