trabalho
Os serviços do CREAS têm impacto direto na reorganização e reestruturação da família e até mesmo de comunidades.
Promove o desenvolvimento pessoal e comunitário com o consequente resgate da auto-estima, a identificação e desenvolvimento de potencialidades e capacidades bem como a promoção da inserção e participação social.
O CREAS contribui com a efetivação de direitos assegurados nas legislações vigentes inclusive na implementação de Planos Nacionais e Acordos Internacionais dos quais o país é signatário.
OBJETIVO:
– Atendimento para pessoas em: busca ativa, acolhida; – diagnóstico da situação; – plano de atendimento; – acompanhamento psicossocial e articulação inter-setorial;
– mobilização da sociedade para enfrentamento das situações de violação de direitos.
As equipes devem ser responsáveis pela acolhida e pelo atendimento a famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social, por violência, abuso, exploração sexual, ocorrência de abandono, maus tratos físicos ou psíquicos, cumprimento de medidas sócio educativas, situação de rua e de trabalho infantil, entre outras situações de violência dos direitos.
PRIORIDADE – Atendimento especializado a indivíduos/ou famílias, que se encontram em situações de violação de direitos, apoiando a construção ou reconstrução de projetos pessoais ou sociais.
DESAFIO – é interromper o ciclo de violência vivenciado por crianças, mulheres, adolescentes, contribuindo para que as pessoas se tornem protagonistas de suas histórias.
DIVISÃO DE ATENDIMENTO: A proteção social básica