trabalho
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E TEÓRICO-METODOLÓGICOS DO SERVIÇO SOCIAL II
Daniela RA 29
Gisela RA
Milene RA
Schaiane RA 293455
Scheila RA
Etapa 1– A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO DE RECONCEITAÇÃO PARA O SERVIÇO SOCIAL
Segundo Faleiros em seu livro Reconceitação do Serviço Social no Brasil, a seguinte citação:
O sociólogo, poderia tornar-se um profissional da pesquisa social, pois existe grande demanda deste tipo de profissional, sendo este um trabalho digno, útil e promissor.
O começo poderia ser não admitindo-se mais olhares meramente disciplinares.
Devido a complexidade a melhor saída seria o especialista, impondo limites do tipo, uma maior percepção do ambiente, com uma leitura mais diversificada e sobretudo que trabalhe em equipe.
Esta citação revela com a clareza a agressividade como se reduz a qualidades a quantidades, tais autores não possuem, ideia mínima adequada do que seria felicidade.
O método empirista que decide o que é felicidade.
O que mais bem sustenta a pesquisa social, é o desejo crescente de conhecer a sociedade melhor. Em a sua complexidade dramática, não linearidade exuberante, a sociedade se manifesta a torto e a direito, irrompe e submerge cá e lá.
Aprendemos também que o melhor resultado da pesquisa é alimentar a discussão, porque na realidade a cor cinza representa a realidade dos pesquisados.
O que define a dinâmica é o que o analisado deixa de mencionar, pois a dinâmica complexa não se trai nas recorrências plácidas, mas em lapsos, reticências, silêncios, incômodos, vazios, e que podem aparecer dispersamente ou até mesmo numa vez só.
PESQUISA PROFISSIONAL
- O charme avassalador no começo do século passado, ao ostracismo atual, existem muitas preocupações quanto a dificuldade de profissionalizar estudantes, as veleidade da crítica sem compromisso prático que ajudaram a apagar o brilho da escola de Frankfurt, até as promessas