trabalho
1) Quais as principais contribuições da teoria psicanalítica para a compreensão do comportamento humano na organização? As principais contribuições são:
Energia: A energia mental é algo que pode ser transformado, dirigido, acumulado, preservado, descarregado e dissipado, mas não pode ser totalmente destruído.
Libido: É a energia que constitui o substrato das transformações da pulsão sexual. Essa transformação pode ser quando ao objeto (deslocamento dos investimentos), quando ao alvo (que pode ser o mecanismo de sublimação) e quando à fonte (diversidade das zonas erógenas).
Deslocamento: É o mecanismo de defesa caracterizado pela transferência de emoções ou fantasias do objeto a que estariam originalmente associados para um substituto, ou seja, transferência da libido de uma forma de expressão para outra.
Pulsão: As pressões são forças que atuam na vida mental. Uma vez em interação, elas inibem ou favorecem o desenvolvimento umas das outras.
2) Quais as principais limitações da teoria psicanalítica para explicar o comportamento humano na organização?
As principais limitações são:
Id: É a parte mais obscura, inacessível e desorganizada da personalidade e o mias primitivo e mais velho dos sistemas mentais.
Ego: É a parte organizada da personalidade. É o executivo, envolvendo todas as funções denominadas especificamente psicológicas: percepção, aprendizagem, memória e raciocínio.
Superego: Representa a moralidade, reflete os padrões da sociedade em que a criança é educada e é a última subdivisão da personalidade a ser formada.
3) Qual a confusão que se faz ao relacionar necessidade e desejo em nível organizacional?
Desejo é sintoma de privação, de ausência. Desejo pertence aos seres que se sentem privados, que não encontram prazer naquilo que o espaço e o tempo presente lhes oferecem.
Necessidade nasce de um estado de tensão interna, encontra sua satisfação