Trabalho
“A logística é uma etapa importante na fidelização do cliente. Não adianta ter um ótimo atendimento, bons preços e prazos de pagamento se a entrega falhar em algum ponto. O processo todo de atendimento se estende até a chegada do produto, em perfeito estado, na casa do cliente”,Michel Klein.
Baseado em reportagens recente e estudos de casos publicados em sites, apesar de estar na contra mão das mais recentes e modernas teorias de administração e logística, tudo indica que sim as decisões tomadas pela diretoria das Casas Bahia foi assertivas, no entanto acreditamos que se trata de um caso que dificilmente poderá se repetir e também que no futuro a empresa deverá mudar de estratégia, pois não suportara os custos em longo prazo de um sistema totalmente centralizado de gestão da cadeia de suprimento sem repassar esses custos a seus preços, o que acarretaria em uma inevitável perda de competitividade.
A gestão centralizada ou verticalizada foi o princípio administrativo da grande maioria das empresas do século XX, porem com a entrada de novos recursos e também com a intensa padronização dos sistemas produtivos, onde a redução de custos passou a ser um diferencial competitivo entre as modernas organizações, o inchaço ou diversificação exagerada das atividades de uma empresa a tornará frágil, uma vez que toda a responsabilidade e eventual prejuízo com o colapso de um ou mais sistemas não poderá ser dividido tendo que ser absorvido apenas pela organização. Em uma economia “estável” é possível por algum tempo manter uma organização que se auto custeie, porem não existe economia estável no mundo de hoje, toda economia esta entrelaçada e são interdependentes na globalização, acreditamos que o sucesso das Casas Bahia se dá não pelo sistema de gestão que utiliza, e sim pelo momento econômico que vive o pais, que permite através do intenso consumismo, como demonstra os números das Casas Bahia, gastar os lucros da