Trabalho
Profª Vanessa Vidal
PROPOSTA I |
Está surgindo no Brasil um novo tipo de crueldade
O que faz com que 5 rapazes de classe média universitários ataquem uma mulher de madrugada com socos e pontapés e com furor assassino? O que faz um bandido matar uma casal em São Paulo na frente do filho de 7 anos sem roubar nada? O que fez os monstros arrastarem aquele menino há uns meses atrás?
Está surgindo no Brasil um novo tipo de crueldade. Não se trata de sadismo apenas. O sadismo pressupõe o prazer planejado, a perversão de fruir o mal, a violência. Não há nem mais isso. Há apenas um descaso, uma brutalidade banal. Mata-se por nada. Destrói-se o outro como se cospe, como se chuta uma pedra. Há apenas a morte gratuita, sem nome. No oriente fundamentalista há até um motivo maluco de vingança contra os infiéis, há a lei da matança dos diferentes, de quem não pensa como eles... Aqui não. Mata-se com o mesmo desamor que se tem por si mesmo, matam porque são iguais à própria miséria interna.
Está surgindo no Brasil, nas pessoas massacradas pela miséria, pela fome, pela barbárie, uma nova forma primitiva de comportamento. Fatos como esse, dos canalhas que espancaram a moça trabalhadora dizendo que achavam que era uma prostituta. Ou o daqueles ratos que espancaram o índio pataxó, dizendo que achavam que era um mendigo... Há nessa gente um sintoma de que algo muito grave ta acontecendo no país. Isso rima um pouco com o que assistimos na política, que assistimos boquiabertos. Não se trata mais de impunidade ou da perda de idéia de lei. O que há é um grande vazio político e cultural. Uma falta de motivo até para a maldade. Uma falta de motivo até para a violência. O país não tem mais projeto. A política virou um balé de mentiras.[...] E como nada acontece, ratos e canalhas saem à noite para zoar... Para fazer alguma coisa acontecer. Nem que seja matar garçons, como fizeram semana passada em São Paulo, espancar inocentes... Para que tenham a sensação de que alguma