Trabalho
O socialismo econômico surgiu primeiro na Alemanha com as idéias de Karl Marx e Engels em (1848).
Numa sociedade socialista, todos os meios de produção pertencem ao Estado. O Governo decide o que ser produzido, como deve ser produzido e aloca a cada indivíduo uma parte dos bens de consumo. O primeiro modelo - podemos denominá-lo modelo marxista, ou russo - é totalmente burocrático. Todas as atividades econômicas são exercidas por agências do governo, como o são o Exército, a Marinha ou o Departamento dos Correios.
O segundo Modelo - podemos denominá-lo modelo alemão - difere do primeiro na medida em que aparente e nominalmente mantém a propriedade privada dos meios de produção, a atividade mantém a propriedade privada dos meios de produção, a atividade empresarial e as trocas efetuadas no mercado. Os empresários compram e vendem, pagam os trabalhadores, contra em dívidas, pagam juros e amortizações. Mas são empresários apenas aparentemente.
Economia Socialista é o domínio por parte do Governo de toda a responsabilidade pela economia, por intermédio de amplo sistema de planeamento e verificação.
Como todos os salários, preços e juros estão sendo fixados pelas autoridades, são salários, preços e juros apenas na aparência na realidade eles expressam simplesmente uma relação quantitativa determinada autoritariamente. O governo determina a esses pseudo-empresários como e o que produzir para quem vender, assim como por que preços podem comprar e vender. O governo decreta para quem e em que condições os capitalistas devem emprestar seus recursos, assim como onde e por que salários devem os trabalhadores ser contratados.
O Estado além de todos os setores produtivos possui ainda toda a terra, o gado e o equipamento agrícola, constituindo os camponeses que trabalham na terra, à semelhança dos outros trabalhadores, um proletariado agrícola.
A economia socialista de mercado é consequência não apenas de uma função reguladora do Governo, mas do