Trabalho
O sistema cardiovascular consiste em: coração; artérias, que conduzem sangue do coração para os tecidos; capilares, tubos microscópicos nos tecidos, que permitem as trocas necessárias entre o sangue e os tecidos; e veias, que conduzem o sangue de volta ao coração.
Coração e Pericárdio
O tamanho e a anatomia do coração variam nas diferentes espécies. Contudo, algumas considerações gerais podem ser feitas. O coração é uma bomba situada dentro do saco do pericárdico. A parede do coração é composta de três camadas de fora para dentro: epicardio, miocárdio e endocárdio. O termo “epicardio” é aplicado á camada visceral do pericárdio seroso, que esta firmemente ligado ao músculo cardíaco e o endotelial liso das cavidades do coração. O coração e o seu saco pericárdico estão situados dentro do mediastino.
Pericárdio
O pericárdio é o saco fibrosseroso que envolve o coração e, em parte, os grandes vasos conectados com ele. A lamina fibrosa é relativamente fina, mas forte e inelástica. Esta ligada dorsalmente aos grandes vasos da base do coração e é continua, em parte, com o músculo longo do pescoço. Esta firmemente ligada, ventralmente, ao meio da metade caudal da superfície torácica do esterno pelo forte ligamento esternopericardio no bovino, eqüino e suíno e nos carnívoros pelo ligamento frenopericardico ao diafragma. A lamina serosa é um saco fechado, circundado pelo pericárdio fibroso e invaginado pelo coração. É lisa e brilhante e contem uma pequena quantidade de liquido seroso claro, o liquido pericárdico, na cavidade pericárdica. Semelhante a outras membranas, ela pode ser descrita como constituindo em duas partes, parietal e visceral.
A parte parietal reveste a lamina fibrosa à qual esta intimamente ligada. A parte visceral cobre o coração e parte dos grandes vasos, sendo por isto também denominada epicardio. O pericárdio seroso é composto de um tecido conjuntivo membranoso, rico em fibras elásticas, e sua superfície livre esta