Trabalho
Os barramentos internos interligam os componentes do processador para troca de sinais e valores. Assim como no caso da comunicação processador/memória, são três os barramentos internos:
Barramento Interno de Dados: Usado na transferência de dados entre os registradores e entre os registradores e a ULA. A sua largura define o tamanho da palavrada máquina;
Barramento Interno de Endereços: Permite a transferência de endereços entre os registradores;
Barramento Interno de Controle: Transmite os sinais do bloco de controle que comandam o funcionamento de cada circuito do processador.
Ciclo de instrução
Busca, decodificação e execução de instruções são tarefas básicas realizadas por um processador. Caracterizam um ciclo, pois as tarefas são executadas repetidamente, sempre e sempre, até que seja decodificada uma instrução que indique parada ao computador. O fluxograma do ciclo de instrução anteriormente mostrado ilustra o mesmo deforma simplificada. Um dos pontos omitidos é o incremento do PC, função indispensável ao funcionamento de qualquer sistema de computação. Outro ponto também apresentado de forma resumida são os acessos à memória. Tanto as instruções como os dados ficam armazenados na memória e portanto existem buscas de operandos na memória e cálculo do endereço da próxima instrução a ser executada.
Este ciclo de instrução pode ser descrito em LTR (Linguagem de Transferência entre Registradores), de modo que possamos acompanhar sua realização com a movimentação de informações entre os componentes da CPU. Inicialmente, o conteúdo de memória no endereço da próxima instrução a ser executada (PC), tem seu valor transferido para RI. Logo após, o valor de PC é incrementado para o endereço da próxima instrução a ser executada. O decodificador de instruções irá receber os bits referentes ao Código da Operação e decodificá-lo, dando entrada na UC este valor. A UC gera os sinais necessários para a execução da