trabalho
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição
Igreja de Santo Antônio
Igreja da Passagem
Biblioteca Antônio Perdigão
Casa de Cultura Professora Gabriela Mendonça
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (de 1733), em estilo barroco. Em seu interior, estão sepultados, entre os restos mortais de outras figuras famosas, os do Barão de Pouso Alegre e o da baronesa, bem como as cinzas do seu filho, o Conselheiro do Império, Lafayette Rodrigues Pereira, patrono da cidade, autor de consagradas obras de Direito.
Chafariz O chafariz, de primorosa confecção, é uma obra de arte da fundição do século XIX, pelo seu estilo um dos mais belos do interior de Minas.
Museu Antônio Perdigão
A Biblioteca-Museu Antônio Perdigão (Arquivo da Cidade) - possui milhares de peças.
Solar dos Furtado-Amaral: Nele funciona atualmente a Escola de Artesanato João Salgado, onde vem sendo realizado concorridas exposições de artistas da cidade. Localizado na Praça Barão de Queluz, foi construído em fins dos séculos XIX e XX e assinala a pujança do período neo-clássico francês. Ali residiram duas das mais tradicionais famílias da velha Queluz, os Amaral-Furtado, que legaram diversas personalidades ao município. Teve também um ilustre morador: Dr. Castilho Lisbôa, de grande atuação na política local.
Solar dos Mendonças: Casa da Cultura Prof’ª. Gabriela Mendonça - abriga a sede da Academia de Ciências e Letras de Conselheiro Lafayette, com a galeria de fotos dos patronos desta; UBT - União Brasileira de Trovadores - Seção de CL; galeria permanente de artes plásticas Cavalheiro Marzano, biblioteca municipal, que é assiduamente visitada, com enorme número de volumes sempre renovados pelo atual prefeito municipal. Calcula-se que sua construção remonte ao fim do século XVIII. Possui 12 cômodos na parte superior e quatro em baixo, onde funcionava também a cozinha e a senzala dos escravos. Seu