trabalho
1. A Indicação de um sistema de medição ideal deve corresponder ao valor verdadeiro do mensurando. Nos sistemas de medição reais, há diferenças.
Utilizando a Calibração é possível verificar a maneira efetiva como os valores indicados pelo sistema de medição se relacionam com os valores do mensurando. 2. Padrões:
a. Massa-padrão de 1 kg
b. Resistor-padrão de 100 Ω
c. Padrão de corrente elétrica
d. Padrão de frequência de césio
e. Elétrodo-padrão de hidrogênio.
3. Verificação testa se um sistema de medição ou medida materializada está em conformidade com uma dada especificação técnica. Já calibração estabelece a relação entre os valores indicados por um sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou um material de referência e os valores correspondentes das grandezas estabelecidos por padrões.
4. A semelhança é que tanto um quanto o outro são operações corretivas. A diferença é que ajuste é destinado a fazer que um instrumento de medição tenha desempenho compatível com o seu uso. E a regulagem é um ajuste que emprega somente os recursos disponíveis ao usuário no sistema de medição.
5. A calibração in loco é uma alternativa para casos em que as condições de uso diferem muito das condições de calibração. Quando se suspeitar que existe forte influência de diversos fatores sobre o desempenho do sistema de medição, é recomendável efetuar uma Calibração “In loco”.
6. Dois exemplos de calibração direta:
a. A calibração da balança usando massas-padrão
b. A calibração de sistemas de medição de comprimentos usando blocospadrão.
7. Dois exemplos de calibração indireta:
a. Calibração de um velocímetro de um automóvel
b. Calibração de manômetros quando um manômetro-padrão é usado como referência em um circuito onde ambos estão submetidos à mesma pressão.
8. Calibração Direta: podemos colocar o termômetro em contato com um líquido de temperatura estável e conhecida, compara-se o