legendas
789
ABORDAGEM SISTÊMICA DA MOBILIDADE URBANA: REFLEXÕES SOBRE
O CONCEITO E SUAS IMPLICAÇÕES
Márcia Helena Macedo marcia.macedo4@gmail.com Antônio Nélson
Rodrigues da Silva anelson@sc.usp.br Marcela da Silva Costa marcelac@sc.usp.br ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA:
Márcia Helena Macedo
Universidade Federal de Goiás
Escola de Engenharia Civil
Av. Universitária, nº 1488, Qd. 86, Lote ÁREA
74.605-220 Setor Universitário Goiânia - GO - Brasil
RESUMO
A abordagem analítica que sempre permeou as soluções que foram e ainda são adotadas na resolução dos graves problemas de mobilidade nas grandes cidades brasileiras não tem conseguido responder satisfatoriamente às demandas sempre crescentes por deslocamentos. Assim, uma nova abordagem de caráter sistêmico está sendo proposta para o equacionamento e enfrentamento desses problemas.
Porém, muito pouco tem sido discutido sobre como essa abordagem encontra rebatimento nos fenômenos que ocorrem no campo específico da mobilidade urbana. Este texto tem o objetivo de fazer uma reflexão sobre o significado da abordagem sistêmica, como essa abordagem pode ser aplicada na análise da mobilidade urbana e quais são as implicações nos elementos deste sistema composto por meios, serviços e infra-estruturas de mobilidade urbana.
ABORDAGEM SISTÊMICA DA MOBILIDADE URBANA: REFLEXÕES SOBRE
O CONCEITO E SUAS IMPLICAÇÕES
M. H. Macêdo, A. N. R. Silva e M. S. Costa
RESUMO
A abordagem analítica que sempre permeou as soluções que foram e ainda são adotadas na resolução dos graves problemas de mobilidade nas grandes cidades brasileiras não tem conseguido responder satisfatoriamente às demandas sempre crescentes por deslocamentos. Assim, uma nova abordagem de caráter sistêmico está sendo proposta para o equacionamento e enfrentamento desses problemas. Porém, muito pouco tem sido discutido sobre como essa abordagem encontra rebatimento nos