trabalho
CENTRO DE CIÊNCIA E SAÚDE – CCS
CURSO DE EDUCAÇÃO FISICA – CEF
METODOLOGIA DO TRABALHO CIÊNTIFICO
EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
Francisco Robson Pereira Bezerra
Rosilândia Oliveira Queiroz
Sobral, 2012
Francisco Robson Pereira Bezerra
Rosilândia Oliveira Queiroz
EDUCAÇÃO FISICA ESCOLAR
Trabalho apresentado a disciplina de metodologia do trabalho cientifico na Universidade Estadual Vale do Acaraú, orientado pelo o professor Antônio Madeira Filho como o objetivo da obtenção da última nota.
Sobral, 2012
TEMA: Educação Física Escolar
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Educação Física Escolar : Aulas praticas com separação de gênero.
INTRODUÇÃO
Geralmente a Educação Física na escola é vista como uma disciplina complementar, como se ela fosse menos importante do que Matemática, História ou Língua Portuguesa. Será que é verdade? É preciso compreender que a Educação Física é uma disciplina obrigatória do currículo escolar segunda LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educação), e que apresenta características próprias.
A Educação Física tem uma vantagem educacional que poucas disciplinas têm: o poder de adequação do conteúdo ao grupo social em que será trabalhada. Esse fato permite uma liberdade de trabalho, bem como uma liberdade de avaliação – do grupo e do indivíduo – por parte do professor, que pode ser bastante benéfica ao processo geral educacional do aluno.
Dentre os vários tabus enfrentados pela a Educação Física, é a separação de gênero que ainda predomina as aulas praticas. Muito se ouve entre professores de Educação Física, que as diferenças de habilidade entre meninas e meninos são naturais, argumento este que quase sempre se passa por uma convincente justificativa para as separações por sexo.
Para justificar o sexismo, a Educação Física, em geral, fundamenta seu projeto de separação dos sexos no sentido do