trabalho
FILOSÓFOS E MATEMÉTICOS E SUAS INFLUENCIAS NA LÓGIA DE PROGRAMAÇÃO
UBERABA – MG
2013
SUMÁRIO
Pascal e Charles Babbage ----------------------------------------------------------------- 1
Sócrates e Platão ---------------------------------------------------------------------------- 2
Boole e Alan Turing ------------------------------------------------------------------------ 3
Edsger Wybe Dijkstra e Knuth ------------------------------------------------------------ 4
Quem foi e qual suas influencias no Contexto de algoritmos (logica de programação)
- Pascal:
Blaise Pascal foi um físico, matemático, filósofo moralista e teólogo francês. Em honra de suas contribuições científicas, o nome Pascal foi dado à unidade SI de pressão, a uma linguagem de programação, à lei de Pascal (um importante princípio da hidrostática), e o triângulo de Pascal e a aposta de Pascal ainda levam o seu nome.
A Pascal é uma linguagem de programação estruturada, que recebeu este nome em homenagem ao matemático Blaise Pascal.
- Charles Babbage:
Charles Babbage foi um cientista, matemático, filósofo, engenheiro mecânico e inventor inglês que originou o conceito de um computador programável. Ele é considerado o pioneiro e pai da computação. Seu invento, porém, exigia técnicas bastante avançadas e caras na época, e nunca foi construído. Sua invenção também não era conhecida dos criadores do computador moderno.
Babbage inventou a Maquina Diferencial, pois estava preocupado com os erros contidos nas tabelas matemáticas de sua época, construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas, etc.) sem a intervenção de um operador humano, Ao operador caberia somente iniciar a cadeia de operações, e a seguir, a maquina fazia os cálculos, terrivelmente repetitivos, terminando totalmente a tabela prevista.