Trabalho
2. Cite três diferenças entre os enfoques medicina do trabalho, saúde ocupacional e saúde do trabalhador.
3. Em uma indústria têxtil, com 1 mil empregados, ocorreram 30 acidentes em 2012, destes 1 foi fatal. Naquele ano foram perdidos 480 dias e foram trabalhadas 1,0 milhão de horas-homem. Calcule as taxas de freqüência, gravidade, mortalidade e letalidade em 2012.
4. Faça uma análise de sua situação de trabalho atual ou de uma situação próxima a você. Identifique os fatores presentes neste local que possam contribuir para a ocorrência de acidentes. Caso esses eventos possam ocorrer, que conseqüências acarretariam para o trabalhador e para a organização?
5. Relate as variáveis para o dimensionamento do SESMT e que profissionais podem construí-lo.
6. Explique de que forma podem ser integrados os programas PPRA e PCMSO.
7. Qual a importância que você observa quanto ao papel da Constituição Federal de 1988, no desenvolvimento da legislação de segurança e saúde do trabalho?
8. Quais são as normas regulamentadoras de segurança e saúde do trabalho consideradas estruturantes do ponto de vista técnico?
9. Que critérios são utilizados para dimensionar o grau de risco de uma empresa para fins de instalação de um SESMT?
10. Quais são os exames ocupacionais considerados obrigatórios pelo PCMSO?
11. Em que tipo de empresa é obrigatória a elaboração de PPRA?
12. Ao chegar ao seu local de trabalho você se dirige ao banheiro, onde então se depara com um indivíduo deitado sobre o chão. No entorno você avista uma poça de água, luzes apagadas e fiação solta. Qual a abordagem recomendada para com a vítima? Descreva a sequência dos cuidados iniciais a serem prestados.
13. No restaurante, um indivíduo sentado próximo a sua mesa começa a apresentar sinais de obstrução das vias aéreas. Sua fisionomia