Patologias na Construção Civil
1 introdução 3 2 Desenvolvimento 4
2.1 caso 1 4
2.2 caso 2 4
2.3 caso 3 6
2.4 Caso 4 7
2.5 caso 5 8
3 conclusão 9 4 referências 10
1 introdução O termo "patologia" é derivado do grego (pathos - doença, e logia - ciência, estudo) e significa "estudo da doença". Na construção civil pode-se atribuir patologia aos estudos dos danos ocorridos em edificações. Essas patologias podem se manifestar de diversos tipo, tais como: trincas, fissuras, infiltrações e danos por umidade excessiva na estrutura. Por ser encontrada em diversos aspectos, recebe o nome de manifestações patológicas.
2 Desenvolvimento
2.1 caso 1 IDENTIFICAÇÃO DA PATOLOGIA: Provável sobrecarga na estrutura ou queda de material pesado em cima da placa, gerando armadura aparente, oxidação do aço e fungo no concreto. DIMENSÕES E DESCRIÇÃO DA FORMA: 50cm x 23,8cm. Placa de concreto utilizada para cobrir.
SOLUÇÃO: O meio mais econômico e viável seria a troca da placa de concreto por uma nova. Quebrar o concreto e fazer uma nova caixaria, colocar ferragens e ainda concretá-la seria inviável.
2.2 caso 2 IDENTIFICAÇÃO DA PATOLOGIA: Caibros com fissuras por flexão. Já em estado crítico com cupins, gerando a deterioração da madeira. DIMENSÕES E DESCRIÇÃO DA FORMA: 50cm x 280cm x 1cm (cada caibro). Sendo um total de 11 caibros.
SOLUÇÃO: Observando o estado avançado da contaminação pelos cupins e as dimensões das fissuras, a solução apresentada seria a troca da madeira por uma madeira que resista a intempéries e tratada contra a contaminação pelos cupins.
2.3 caso 3 IDENTIFICAÇÃO DA PATOLOGIA: Oxidação do ferro pelo toque e o tempo. Obs.: Oxidação mais presente no começo do corrimão. DIMENSÕES E DESCRIÇÃO DA FORMA: Corrimão com 7,85m de comprimento. Sendo que a parte mais oxidada mede 30 cm aproximadamente.
SOLUÇÃO: Lixamento da ferrugem e da tinta que fora mal aplicada, deve limpar a gordura com álcool puro e esperar