Trabalho
Aluno: Bruno Santos Gomes Série:2° Turma: Única
Professor(a): Graziella
INTRODUÇÃO
Os instrumentos ópticos são instrumentos bem comuns, em nosso cotidiano, a lupa, a luneta, o microscópio são exemplos bem conhecimentos. A classificação dos instrumentos ópticos é feita com base no tipo de imagem final que produzem.
CLASSIFICAÇÃO DOS INSTRUMENTOS ÓPTICOS
Instrumentos de Observação
Os chamados instrumentos de observação produzem uma imagem final virtual, observada diretamente pelo operador do instrumento. Exemplos: Lupa, Luneta astronômica e o microscópio composto. LUPA
A lupa é o instrumento óptico de ampliação mais simples que existe. Sua principal finalidade é a obtenção de imagens ampliadas, de tal maneira que seus menores detalhes possam ser observados com perfeição.
A lupa, também é chamada de microscópio simples e consiste em uma lente convergente, logo, cria imagens virtuais.
Em linhas gerais, qualquer lente de aumento pode ser considerada como uma lupa. Há tipos que constam de um suporte contendo a lente, uma armação articulada, onde é colocada a lâmina que contém o objeto a ser observado e um espelho convergente (o condensador) para concentrar os raios luminosos sobre o objeto. Este deve ser colocado a uma distância da lente, menor que a distância focal da mesma.
Há uma condição para que a imagem formada seja nítida. De acordo com o foco objeto da lente usada como lupa, temos uma distância mínima de visão nítida. Se a lente for colocado próximo a um objeto numa distância menor que a sua distância mínima de visão nítida, a imagem não será visível. LUNETA ASTRONÔMICA
Utilizamos a luneta astronômica para observar os astros. A olho nu, obviamente não conseguimos vê-los em maiores detalhes porque desse modo o nosso ângulo visual é muito pequeno. E a função da luneta é justamente a de produzir um aumento visual na observação dos astros.
A luneta contém duas lentes