trabalho
Os microcontroladores AVR da fabricante ATMEL são microcontroladores de 8 bits, desenvolvidos sob a tecnologia RISC - Reduced Instruction Set Computer (Computador com Set de Instruções Reduzido) e arquitetura HAWARD que separa a memória de dados da memória de programa. Desta forma um microcontrolador AVR tem um barramento para dados e outro para programa. Esta separação de barramentos permite uma maior velocidade no tratamento dos dados e do programa
Apenas para efeito de comparação, o microcontrolador 8051 Intel, por exemplo, foi desenvolvido sob tecnologia CISC – Complex Intruction Set Computer (Computador com Set de Instrução Complexo) e arquitetura Van Neuman, onde a memória de dados e programa não são separadas (trafegam por um mesmo barramento). Na figura abaixo temos um demonstrativo entre as duas arquiteturas descritas.
Um outro detalhe muito importante sobre a família AVR diz respeito à quantidade de ciclos de máquina necessários para se executar uma instrução. Esse fator determina a quantidade de MIPS (milhões de instruções por segundo) que um microcontrolador pode alcançar. Na família AVR um pulso de clock equivale a um ciclo de máquina. Como são necessários apenas um único ciclo de máquina para executar a maioria das instruções pertencentes ao seu instruction set, um AVR operando com um oscilador de 4 MHZ estará operando exatamente a 4 MIPS.
Essa informação é bastante interessante e deve ser levada em conta caso o leitor precise executar operações com grande performance (ou ainda, grandes velocidades) com um microcontrolador. Se compararmos um AVR a um microcontrolador 8051 e a um microcontrolador PIC16F, ambos com oscilador de 12 MHz, teríamos as seguintes velocidades, em MIPS, indicadas na tabela abaixo.
Comparativo de velocidade AVR, 8051 e PIC16F
Microcontrolador com cristal externo de 12 MHZ
MIPS
AVR Atmel
12
PIC Microchip
03
8051 Intel
1
Como pode ser visto na tabela, a velocidade dos