Trabalho
1-“... o ciúme, um sentimento insano, paranóico, doente, insuportável para quem sente e doído, perigoso, para quem é alvo dele. A morte é uma atitude extrema, mas as tragédias clássicas acabam sendo a melhor tradução para força destruidora e devastadora desse sentimento”.substantivo
R: retoma o antecedentecom o substantivo “sentimento” 2-Em “...mas aquele a quem se quer proteger e quando se chega ao lado dele a gente treme...”,a conjunção destacada pode ser substituída, sem alteração de sentido, por:
R: pois, já que introduziu uma justificativa para emoção do ser amoroso;( mostra o surpreendente que existe a cada encontro com o ser amado)
3-Se você tem três pretendentes, dois paqueras, um envolvimento e dois amantes, mesmo assim pode não ter namorado.”
Segundo as idéias do autor sobre os termos destacados, não se pode afirmar que:
R: os quatro primeiro opõem-se, em significado, ao último. (todas as classificações anteriores são opostas a definição de namorado, uma vez que memo tendo os quatro tipos de relacionamento, não se tem um namorado.
4-“Se você não tem um namorado é porque ainda não enlouqueceu aquele pouquinho necessário...”
Com o emprego do vocabulário destacado, neste contexto, o narrador sugere que:
R:no momento, ele está imaturo para amar (o termo “ainda” se refere a um momento de imaturidade que pode ser vencido)
5-A ocorrência da preposição destacada não apresenta valor gramatical
R:”...ruas de sonhos...”(É uma preposição nocional, pois introduz um adjunto adnominal que é termo acessório.
6-No trecho “Havia homenagens a mulheres e à mulher por toda parte”, de acordo com o contexto, podemos entender que a relação semântica entre os vocabulários sublinhados, respectivamente, é de:
R: termo genérico e termo restrito (A mulheres significa a todas indiscriminadamente e à mulher especifica pela presença do artigo definido)
7-“Acontece que abomino o dia internacional da mulher. Fica até chato de dizer