trabalho
Loren Seguara e Dale Johnson trabalham para Sports Products, Inc., importante produtor de equipamento e acessórios náuticos. Loren trabalha como auxiliar de escritório no departamento de contabilidade e Dale trabalha como embalador no departamento de expedição de mercadorias. Um dia, durante seu almoço, eles começaram a conversar sobre a empresa.
Dale reclamou que ele sempre trabalhou muito tentando não desperdiçar materiais de embalagem, e desempenhar eficientemente suas tarefas, a um custo efetivo apesar dos esforços dele e de seus colegas de trabalho no departamento, o preço da ação da empresa caiu aproximadamente $2 por ação nos últimos nove meses.
Loren demonstrou sentir a mesma frustração de Dale, principalmente pelo fato de os lucros da empresa estarem se elevando. Nenhum dos dois conseguiam entender porque o preço da ação estava caindo enquanto que os lucros subiam.
Loren comentou que tinha visto documentos que descreviam o plano de participação nos lucros, segundo o qual uma parte da compensação dos administradores baseava-se nos lucros da empresa. Ela sugeriu que talvez o lucro fosse muito importante para os administradores, já que afetava diretamente a remuneração deles. Dale disse "isso não faz sentido, pois os acionistas é que são os proprietários da empresa. Não deveriam os administradores fazer o melhor pelos acionistas? Algo está errado!".
Loren respondeu: "bem, talvez isto explique por que a empresa não tem se preocupado com o preço da ação Veja, a única remuneração que os acionistas recebem é na forma de dividendos e esta empresa nunca pagou dividendos durante seus vinte anos de existência. Nós, como acionistas, conseqüentemente, não nos beneficiaríamos diretamente dos lucros. A única forma de nos beneficiarmos é pelo aumento do preço da ação".
Dale concordou: “isto provavelmente explique por que a empresa está sendo processada pelos órgãos de preservação ambiental do Estado e da Federação,