Trabalho
Profa Patrícia Abreu
Notas de Aula
UNIDADE II
1. Gestão de Estoques
Conceito
É, basicamente, o ato de gerir recursos ociosos, com valor econômico, destinados a suprir necessidades futuras de uma organização.
Um gerenciamento econômico de itens utilizados por determinada empresa, considerando-se os dados históricos dos mesmos, bem como o seu processo de reposição, controle e atendimento às necessidades da organização.
Objetivo Manter um equilíbrio entre os recursos ociosos do inventário e o nível ótimo dos investimentos. Isto é obtido mantendo estoques mínimos, sem, no entanto, correr o risco de desabastecimento, de forma a manter o fluxo da produção.
Obs: Dualidade na Gestão de Estoques => Se por um lado é preciso ter disponíveis as maiores quantidades possíveis de capital para investimento, a incerteza da demanda futura ou a sua variação ao longo do período de planejamento, as sazonalidades etc., são causas que exigem estoques sempre à mão. Necessário, então, conhecer melhor quais são as funções do estoque.
Funções do Estoque
1) Garantir o abastecimento de materiais à empresa, minimizando:
Atrasos na entrega de materiais;
Sazonalidade da demanda;
Riscos no fornecimento de materiais.
2) Proporcionar economias de escala
Pela compra ou produção de lotes econômicos;
Pela flexibilidade no processo produtivo;
Pela eficiência no atendimento às necessidades.
Classificação dos Estoques:
Estoques de matérias primas – são os insumos e materiais básicos que ingressam no processo produtivo. São os itens iniciais para a produção de produtos e serviços da empresa.
Estoques de materiais em processamento – são os que estão em fase de produção, não fazendo mais parte das matérias-primas puras, mas ainda não se constituem materiais semi-acabados ou acabados.
Estoques de materiais semi-acabados – Materiais parcialmente acabados, cujo processamento está em algum estágio intermediário do