Trabalho
* O Sistema de Governo demonstra como se processa as relações institucionais entre os poderes executivo e legislativo. * Regimes ou sistemas de governo são técnicas que regem as relações entre o Poder Legislativo e o Poder Executivo no exercício das funções governamentais. * Em ciência política, o sistema de governo é a maneira pela qual o poder político é dividido e exercício no âmbito de um Estado. O sistema de governo varia de acordo com o grau de separação dos poderes, indo desde a separação estrita entre os poderes legislativo e executivo(presidencialismo) até a dependência completa do governo junto ao legislativo (parlamentarismo).
Parlamentarismo e Presidencialismo
Parlamentarismo e Presidencialismo são os dois sistemas de governo mais universalmente praticados no mundo, desde o século XIX. São também as formas que a monarca democracia, ou o Estado democrático de direito, tem assumido na imensa maioria dos casos. Embora nascidas no espaço histórico e cultural do Ocidente, ambos têm-se revelado suficientemente plásticos para se amoldar aos mais diferentes contextos culturais, o que lhes confere uma inegável universalidade.
PARLAMENTARISMO
Parlamentarismo é um sistema de governo em que o poder legislativo (parlamento) oferece sustentação política (apoio direto ou indireto) para o poder executivo. Logo, o poder executivo necessita do poder do parlamento para ser formado e também para governar. No parlamentarismo, o poder executivo é, geralmente, exercido por um primeiro-ministro (chanceler).
O sistema parlamentarista tem origem na Inglaterra Medieval. No final do século XIII, nobres ingleses passaram a exigir maior participação política no governo, comandado por um monarca. Em 1925, o rei Eduardo I tornou oficiais as reuniões (assembleias) dos representantes dos nobres. Era o berço do parlamentarismo inglês.
O Parlamentarismo foi instituído no Brasil, no segundo reinado, a partir de 1847, com a