Estudo de saúde
Metodologia utilizada
A pesquisa em questão é fruto de um estudo transversal, situação em que as estimativas de associação são calculadas preferencialmente por medidas de razão de prevalência (RP) ou, menos apropriadamente, por medidas do odds ratio (OR) e seus respectivos intervalos de confiança a 95% (IC95%). Neste tipo de estudo não é possível a determinação de incidência. O delineamento é do tipo observacional e descritivo.
Fase 1:
A amostra será constituída a partir da seleção sistemática de 7% da população em risco da referida cidade e sob o critério etário estipulado. Além disso, será aplicado um questionário para coleta de informações sociodemográficas àqueles que concordarem em respondê-lo.
Fase 2:
Para a ratificação da questão de pesquisa, a amostra passará ainda por avaliação médica, com equipe multidisciplinar, conduzida por um Médico Neurologista.
Coleta de Dados
Os dados serão coletados por médicos residentes do HCPA selecionados pela equipe multidisciplinar que coordena a pesquisa. O questionário preenchido será tabulado posteriormente, em formato quantitativo, e os seus resultados avaliados.
Ética
Por certo, prescindiu-se da obrigação de submissão do estudo a um comitê de ética, no qual será realizada a pesquisa em questão.
ESTUDO DE INCIDÊNCIA
Metodologia utilizada
A pesquisa dar-se-á por delineamento observacional, analítico, seguindo a metodologia do estudo de coorte. Baseada na mesma população do estudo de prevalência, a amostra será classificada em grupos segundo o grau de exposição a um possível fator de risco, sendo acompanhados para comparar a ocorrência de DVC em cada um deles. A partir daí, tentaremos