Trabalho
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo –UFRJ 21/03/2011
Teoria da Arquitetura II Resenha
Referência Bibliográfica
SENNET, Richard. O Artífice. Editora Record, Rio de Janeiro e São Paulo. Cáp. 4: “Consciência material”, p.137-164, 2009.
Autor
Richard Sennet nasceu em Chicago em 1943, foi estudante de música e formou-se em sociologia na Universidade de Chicago e em Harvard tornando-se Ph.D. em 1969. Nos anos 70 fundou com Susan Sontag e Joseph Brodsky o Instituto de Humanidades de Nova Iorque. Na década seguinte trabalhou como consultor da UNESCO e como presidente do Conselho Americano de Trabalho e foi também professor em Harvard. Em meados da década de 90 Sennet passou a se dividir entre a Universidade de Nova Iorque e a Escola de Economia de Londres.
Seu ingresso na sociologia foi influenciado por Hannah Arendt, filósofa política bastante influente no século XX. Além disso ele próprio reconhece a influencia de Michel Focault no seu trabalho, que a principio analisa a vida dos trabalhadores no meio urbano e aborda questões ligadas à arquitetura. Mais tarde, amplia seu campo de estudos analisando as más influências e corrosão de caráter do chamado “capitalismo flexível”, obtendo suas teses através de entrevistas e pesquisa de campo principalmente de relatos de trabalhadores que se enquadram nesse sistema. Trabalhando nesta vertente até os dias atuais.
Perspectiva teórica da obra
O trabalho de Sennet pertence a uma vertente de estudos culturais, explorando como grupos e indivíduos entendem os fatos materiais sobre o lugar que vivem e como trabalham dentro da sociedade em constante transformação. Como um analista da sociedade ele está ligado a uma linha de pensamento pragmático que vai de William James a Richard Rorty. Assim seu trabalho é baseado em experimentos práticos e na observação de acontecimentos diários comprovadamente funcionais.
Síntese da