Trabalho
1. PROCESSO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL - BREVE HSTÓRICO
Considerada por muitos estudiosos como o primeiro e o mais fortes dos poderes, a comunicação, tem como objetivo partilhar, permutar e construir a realidade. Levado ao pé da letra, a palavra comunicação originada do latim, communicare, significa tornar comum, associar e dividir opiniões. O conceito em questão é diferentemente, e muitas vezes equivocadamente confundido, com informação. Informar ao contrário de comunicar, não pressupõe troca, apenas relata tal assunto ou fato.
Notada a importância junto à sociedade, às empresas e organizações a atribuíram as suas corporações. A chamada Comunicação Empresarial, Organizacional ou Corporativa tem desempenhado um papel integrador e transformador com relação às estratégias, ações, planos, políticas, produtos e serviços sem deixar de estabelecer o relacionamento permanente e sistemático com seus stakeholders (públicos de interesse).
Esta visão das organizações é algo recente. Com a expansão empresarial, provocada pela Revolução Industrial no século XIX, as mudanças nos gerenciamentos administrativos, comerciais e nos relacionamentos proporcionaram o surgimento da propaganda, relações públicas e o jornalismo empresarial. No Brasil, a Comunicação Organizacional surgiu às margens do jornalismo empresarial.
Antes da década de 1970, as atividades de comunicação nas entidades eram fragmentadas e realizadas pelos setores de recursos humanos, relações públicas e/ ou propaganda.
Contudo, a partir das publicações empresarias, da percepção de expansão e com a mobilização de editores de jornais e revistas de empresa houve a criação, em 08 de outubro de 1967, da Aberje (Associação Brasileira de Editores de Revistas e Jornais de Empresas) cujo caráter ainda que atrelado às limitações conceituais, filosóficas, ideológicas e às áreas de Recursos Humanos culminou na necessidade de aprimoramento,